ORIENTAÇÕES BÁSICAS NUTRICIONAIS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA.

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O número de pessoas interessadas em atividade física seja em academia ou fora delas tem aumentado significamente nos últimos anos. Já comentei em edições anteriores que uma alimentação balanceada é de fundamental importância para permitir que os esportistas atinjam seus objetivos sejam eles em performance, estéticos ou qualidade de vida.

 

A grande preocupação dos frequentadores de academias em buscar uma alimentação ideal faz com que muitos deles adotem comportamentos alimentares inadequados inclusive fazendo o uso de suplementos nutricionais sem orientação de nutricionista. Para praticantes de atividade física em academias as recomendações nutricionais podem ser atendidas com uma alimentação balanceada e adaptada a rotina dos treinos. Uma alimentação inadequada e o uso indiscriminado de suplementos, além de não melhorar a performance pode trazer sérios riscos a saúde. A falta de conhecimentos, os hábitos alimentares inadequados e a influência dos treinadores e da mídia são os principais fatores que os levam a utilizar suplementos nutricionais e a adotar um comportamento alimentar nem sempre capaz de atingir os objetivos esperados de forma saudável. Segue então algumas dicas:

RECOMENDAÇÕES:

  • Pratique atividade física diariamente;
  • Nunca treine em jejum;
  • Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos;
  • Evite grandes intervalos de tempo sem comer nada, procure comer de 3 em 3 horas;
  • Não pule as refeições planejadas (café da manhã, almoço e jantar) como forma de redução de calorias;
  • Antes da atividade física prefira frutas e sucos naturais, alimentos ricos em fibras (integrais, pães, aveia, centeio, linhaça etc.);
  • Prefira leites, iogurtes desnatados e queijo branco após a atividade física;
  • Hidratar-se muito bem após exercícios com perda excessiva de suor;
  • É importante a ingestão de carboidratos após a atividade física;

Marcelo Ferreira

Nutricionista